top of page

Processos 

Conheça os processos de impressão 3D que a Han3D oferece para o seu negócio

SLA é a abreviatura de Stereolithography Apparatus , ou simplesmente stereolithography. Como o FDM, o SLA é um método aditivo: os modelos são construídos camada por camada. O SLA, no entanto, usa um fotopolímero curável - tipicamente uma resina líquida - que é endurecido pela aplicação de luz focalizada ou luz UV (esse processo é chamado de cura ). Impressoras SLA geralmente constroem os modelos de cima para baixo, a plataforma de construção eleva o modelo para cima, saindo do banho de resina.

A fonte de luz é um laser ou um projetor digital (a tecnologia é freqüentemente chamada de DLP - Digital Light Processing). Lasers desenham as camadas; no DLP, uma fatia inteira (uma camada bidimensional) do modelo é projetada de uma só vez no banho de resina. As impressoras Laser SLA são geralmente mais lentas que os modelos DLP, devido à pequena superfície do feixe de laser. Nas impressoras DLP, cada camada endurece mais rapidamente à medida que toda a imagem de uma camada é projetada na resina. Além disso, os projetores DLP são mais confiáveis e fáceis de manter do que os sistemas a laser personalizados, pois os projetores usam a mesma tecnologia dos projetores de cinema doméstico e de negócios. Os modelos impressos precisam passar por um processo de pós-processamento.

projetos-3d-(3).png

SLA

download.png

FDM

FDM (Fused Deposition Modeling) ou FFF (Fused Filament Fabrication), é um processo de fabricação aditiva que pertence à família de extrusão de materiais. No FDM, um objeto é construído depositando seletivamente material derretido em um caminho pré-determinado camada por camada. Os materiais utilizados são polímeros termoplásticos e vêm em forma de filamento.

FDM é a tecnologia de impressão 3D mais amplamente utilizada: representa a maior base instalada de impressoras 3D em todo o mundo e é frequentemente a primeira tecnologia a que as pessoas estão expostas A Han 3D oferece impressão de materiais como PLA, ABS, TPU, PVA, PA, PC, WOOD, COMBO, PC Alloys, Carbon Fiber - Filled , Metal Filled, Fiberglass Filled, ASA, PETG, ESD-Safe, HIPS, Nylon e outros),também Polímeros de Alta Performance como (PEEK, PEKK, ULTEM, PPSU, PA/CF entre outros).

projetos 3d (4).png

PEEK

ultem-1010.png

PEEK - é um polimero que pertence a familia dos poliaril-cetercetona. Possui excelente resistência a calor e produtos químicos; na verdade, sua resistência máxima à temperatura é de 260 graus Celsius. Embora esse material seja caro, sua versatilidade certamente vale o investimento, pois ele não é corroído e é fácil de moldar. Recomendamos este material para produção de baixo volume. As indústrias aeroespacial, automotiva, de óleo, gás e médica geralmente usam itens que são fabricados a partir do PEEK. A indústria médica em particular usa PEEK porque apresenta baixa absorção de umidadee por possuir extrema resistência e similaridade com a densidade da estrutura óssea humana. No setor automotivo, devido à sua leveza, está substituindo vários componentes ativos de metal ou alumínio usados nos sistemas de transmissão, frenagem e ar condicionado incluindo também unidades de pistão, vedações, arruelas ou rolamentos, o que resulta em uma redução significativa no peso e no ruído.

O uso de peças à base de PEEK na indústria aeroespacial está variando de partes externas, devido à sua excelente resistência à erosão da chuva. Bem como o uso interior, reduzindo o risco em caso de incêndio, devido à baixa emissão de fumaça e gases tóxicos e herdam o retardamento de chama.

No setor elétrico, as excelentes propriedades elétricas do PEEK o tornam um isolante elétrico ideal. Com excelentes propriedades térmicas, as peças de polímero PEEK são capazes de resistir a altas temperaturas, onde os isoladores convencionais já podem estar queimando. Isso e a confiabilidade de operação a longo prazo do PEEK, bem como a durabilidade da temperatura, pressão e frequência, 

permitem que ele seja usado em pinos de conectores de equipamentos de controle do ambiente submarino ou bombas de água de alta pressão.

Além disso, o PEEK está sendo usado em dispositivos móveis. A busca por dispositivos móveis mais finos, mais leves e inteligentes fez com que os componentes baseados em PEEK criassem material, por exemplo, membranas finas para alto-falantes ou fones de ouvido. Também no campo da medicina, PEEK fornece peças inovadoras de baixo custo, com excelente resistência ao desgaste, calor, elétrica e química. Sua aplicação na área da saúde consiste principalmente de instrumentos odontológicos, endoscópios, dialisadores e principalmente para ortopedia.

​

bottom of page